Bem Vindo ao campo!

Sinta-se um dentre os tantos girassóis pelo campo
Sinta o Sol te aquecendo, te chamando e te norteando
Sinta o vento soprando, te sacudindo e te movimentando
Sinta a água a cair te refrescando e te regando
Sinta a terra te sustentando e nutrindo
Sinta-se pleno, reluzente...Seja girassol.

by Girassol (Márcia Cavagnari)

Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2009

RAÍZES PAGÃS

O legado de reacender e manter a chama da cultura, da terra e da tradição,
sempre iluminando os pensamentos e aquecendo o coração.


Eu acredito que todas as pessoas tenham raízes pagãs. Eu tenho e você também tem!
Calma... Não se assuste e não se ofenda. Não precisa me olhar com essa cara... Não estou te questionando.
Só te faço um convite para que reflita comigo.
O que estou te dizendo é que antes desse movimento de cristandade na história recente da humanidade, todos os povos antecessores eram pagãos.
Eram vários povos e cada um tinha como riqueza maior sua cultura, suas tradições e a terra de suas origens, onde viviam as particularidades de suas comunidades plenamente.
É muito comum encontrar quem desconheça seus antepassados, seus familiares, parentes ascendentes, sequer os mais próximos quem dirá os do passado tão distante.
É comum que nem saibamos seus nomes, que não saibamos sequer de resquícios de sua história de vida.
E ainda pior, que a curiosidade de tocar esses conhecimentos nem tenha batido à nossa porta por grande parte de nossas vidas. Que tenhamos passado 15, 20, 25, 30 anos ou mais de nosso nascimento até então sem perceber que somos história acontecendo a cada dia. Que nossa história é segmento continuo e entrelaçado dessas tantas outras vidas que nos antecederam.
É muito provável que até agora você, assim como eu, desconheça onde começou sua história, qual seu papel nela e para onde ela caminha.
Mas ao nos darmos conta de como essas pessoas que já partiram e de quem esquecemos por muito tempo são importantes, tudo pode mudar.
Podemos despertar pra uma nova forma de encarar a vida onde cada descoberta sobre nossos antepassados é uma descoberta sobre nós mesmos.
Eu conversei com minha mãe e ouvi histórias que revelaram meu gosto por culinária - o que nunca quis dizer que fosse grande cozinheira - e por músicas esquisitas que meus colegas de escola diziam ser cafonas e nem por isso deixei de ouvi-las.
Eu conversei com os mais velhos da família e descobri que alguns costumes valorosos foram esquecidos. E sabendo deles tenho a honra e o dever de resgatá-los a tempo.
Eu procurei registros de óbito, nascimento, casamento, batismo de capelas e outros tantos. E eles permitiram que eu descobrisse membros da minha família dos quais nunca ouvi notícias.
Eu por estes nomes, por estas datas, nos acervos de livros e jornais de época das cidades relacionadas a esses registros. Descobri histórias fantásticas repletas de lições.
Eu pesquisei meu sobrenome, eu fui atrás da sua origem e cheguei a lugares que jamais freqüentei e que ainda assim faziam meu sangue vibrar e meu coração bater forte no peito. E descobri nesse lugar o meu berço. Meu primeiro berço. O berço de todos os que vieram antes de mim e que também será o berço de todos que eu gerar.
E encontrei com esse povo o seio que também foi capaz de alimentar todas essa gente e pode me alimentar.


Eu busquei me encontrar nessa árvore de milhares de anos, tronco grosso, diversos galhos, ramos e raiz profunda.
Eu compreendi que essa é a árvore capaz de nutrir minha vida e me fazer florescer, frutificar e passar adiante o legado que me foi confiado.

Por Girassol

Um comentário:

  1. Buscar nossas raízes é o que faz de nós (neo)pagãos. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir